top of page

♥ Como cuidar do Spitz Alemão 

Spitz alemao

As visitas regulares ao veterinário são muito importantes para tirar as suas dúvidas, dar dicas de cuidados, garantir a boa saúde do pet, sua correta higienização, a identificação precoce de doenças, o controle de parasitas e para manter as vacinas em dia.

​​a melhor forma de cuidar da saúde do seu bichinho é a prevenção. Levá-lo com a frequência correta ao veterinário para realizar exames é a forma mais certa de garantir um animal saudável. Caso ele esteja com alguma doença, nesses exames de rotina elas serão mais facilmente identificadas e muitas vezes ainda em estágios iniciais, o que vai facilitar muito mais o tratamento.

Sendo assim, a frequência que você deve seguir para levar o pet ao médico veterinário é a seguinte:

Filhotes: Até os seis meses de idade, seu bebê peludo deve fazer consultas regularmente no veterinário, para que ele possa acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da bolinha de pêlos.

 

Adultos: a partir dos sete meses, seu pet já é considerado adulto (para os veterinários, porque para nós, são sempre bebês). Nessa fase da vida, consultas anuais serão suficientes. Nas visitas ao veterinário seu animal vai receber as doses de vacina e fazer um check-up geral.

 

Idosos: Entre os sete e oito anos de idade o animal já entra na melhor idade! Consultas semestrais são as mais indicadas para essa fase da vida, acompanhando de perto a saúde do bichinho.

Fora isso, nas três fases da vida você deve sempre fazer o controle de pulgas e carrapatos de forma mensal e também o uso mensal ou trimestral de vermífugos.

Para que o seu Spitz Alemão viva feliz e saudável, exibindo beleza e elegância, é preciso alguns cuidados. Além de deixá-lo ainda mais encantador, o cachorro da raça Spitz Alemão vai te recompensar com muito amor e carinho.

Alimentação super premium

Racao-N-amp-D-Ancestral-Grain-Caes-Adulto-Mini-Frango.webp

Informações

  • Indicado para cães adultos de raças pequenas 

  • Carne de frango de alta qualidade;

  • Pelagem com mais brilho e maciez;

  • Atende os paladares mais exigentes;

  • Com matérias-primas de alta qualidade;

  • Cereais ancestrais de baixo índice glicêmico;

  • Livre de transgênicos e com apenas conservantes naturais.

Racao-N-amp-D-Ancestral-Grain-Caes-Puppy-Mini-Frango.webp

Informações

  • Para cães filhotes de raças pequenas

  • Carne de frango de alta qualidade;

  • Crescimento saudável;

  • Pelagem com mais brilho e maciez;

  • Indicado para fêmeas durante o terço final de gestação e período de lactação, Ração Spitz Alemão Filhote

  • Cereais ancestrais de baixo índice glicêmico;

Escovação e cuidados com os pelos

Cerca de duas vezes por semana, a pelagem do Spitz Alemão deve ser escovada. É necessário usar uma escova e um pente para manter a beleza de seu belo casaco peludo que tanto admiramos.

Essas raças têm como característica a subpelagem em abundância e a escova de pino retira menos subpelo em comparação a outros tipos de ferramentas, como o pente e a rasquiadeira (escovinha de aço).

Assim, podemos preservar esta pelagem de principal importância já que é uma raça que tem mais pelo secundário (o subpelo) do que os pelos primários, uma média de 95% de subpelo, que é a camada mais importante para essa raça.

Banho

Escovar Spitz Alemão Os cães Spitz Alemão não exigem banhos frequentes, podendo ser banhados conforme a necessidade.

No caso das pelagens mais claras os cuidados são maiores. Os cães de pelagem clara precisam de atenção especial com a pele e com sua pelagem clara ou branca. Não é tão difícil mantê-los branquinhos, porem, precisa se cuidar para que não apareçam eventuais manchas marrons ao redor dos olhos e nas patas, por exemplo. Um dos cuidados essenciais com os pelos do seu Spitz é usar xampus específicos para serem usados pelos cães de pelagem clara se esse for o caso do seu. Alguns xampus podem amarelar os pelos, por isso é bom investir, não só um belo exemplar geneticamente selecionado, como em produtos de qualidade próprio para pelagem.

Converse com um bom profissional da área (Groomer), ele te dará outras opções que não irão agredir a pele do seu cãozinho e ajudaram nas fases de troca de pelagem.

E nunca esqueça que o Spitz Alemão só deve tomar 1 banho a cada dois meses! Banho toda semana vai matar os pelos e deixar o cachorro fedido, com um fedor que não sai nem quando ele tomar banho.

PRIMEIRO BANHO DO FILHOTE

O criador dá um banho no filhote antes de lhe entregar! mas banho liberado, apenas com 4 meses de idade mais ou menos. Isso porque antes disso ele é muito fraquinho e pode gripar facilmente.

CUIDADOS DURANTE O BANHO

Se seu cão tem muito pelo ou não é escovado há vários dias, você deve escová-lo antes do banho para remover os pelos mortos e evitar que eles se embolem nos pelos vivos e virem nós. 

Coloque algodão nós ouvidos do cachorro para que não caia água dentro. O pedaço de algodão deve ser grande o suficiente para prende e não cair no fundo do ouvido de modo que você não consiga tirar depois!

  • A água deve estar morna. A não ser em lugares muitos quentes

  • É importante ser um dia de sol para que o Spitz possa se secar totalmente após o banho

  • Nunca dê banho no fim da tarde ou a noite! Ele precisa se secar totalmente antes de dormir

Spitz alemão anão

Cortar as unhas do cachorro é fundamental!

Muitas pessoas pensam que apenas passear com o seu cão é o bastante para deixar as unhas do tamanho certo e a resposta é: depende. Na maioria dos casos, os cães precisam sim de um cuidado especial com as unhas, mesmo aqueles que passeiam diariamente.

E como saber se a unha do meu cão precisa ser cortada?

Uma maneira simples é ouvir se o seu cão faz barulho ao caminhar. Se você ouvir o barulho as unhas, é sinal de que está na hora de cortar. Outra forma de verificar é olhar o tamanho da unha. Se a unha for clara e você conseguir ver a parte vermelha e um tantão de unha depois dela, também é mais um sinal de que está na hora de cortar.

O problema é que esse sabugo da unha vai crescendo se a unha não for aparada e aí é que está o problema. Se o sabugo crescer demais, você não conseguirá cortar a unha do tamanho necessário e dará um pouco de trabalho para fazer com que ela volte ao tamanho normal. Mas não se desespere: se você cortar a unha do seu cão frequentemente, a veia tende a voltar para a posição original.

Uma unha grande prejudica e muito a postura do cão.

Como cortar as unhas de seu cão

  • Separe alguns petiscos;

  • Toda vez que ele se comportar, dê uma comidinha para ele começar a associar essa rotina a uma coisa boa;

  • No começo, só mostre cortador de unha e toda vez que ele olhar, recompense. Depois, vá aumentando o critério: encoste a tesoura/lixa na patinha e bonifique. Faça isso algumas vezes antes de começar a cortar de verdade;

  • Não precisa cortar todas as unhas de uma vez. Se você sentir que o seu cão está desconfortável, faça uma pausa e retome outra hora.

Brinquedos

Uma boa dica é dar a eles muitos brinquedos para que tenham sempre com o que se distrair. Principalmente aqueles que são mais desafiadores! A brincadeira é um comportamento canino natural em filhotes, em adultos e em idosos também. E os brinquedos são muito eficazes para evitar o tédio, aumentar a inteligência e fortalecer sua relação com seu cachorrinho. Além disso, dar brinquedos é muito importante para evitar que o cachorro morda os móveis, os chinelos, rasgue almofadas e quebre outras coisas que temos em casa. Brincando ele gasta energia e fica entretido. Lembre-se! Cachorros entediados acabam fazendo bagunça!

Brinquedos Spitz Alemão

Xixi no lugar certo: o que saber antes de escolher um tapete higiênico

Xixi Spitz Alemão

Curiosidades

Dois cachorros foram resgatados do Titanic. E um deles era um Spitz Alemão. O outro era um pequinês.

O Spitz Alemão anão é o mais comum entre as variações da raça. Por causa disso, eles receberam seu próprio apelido: Lulu da Pomerânia.

Pomerânia é uma região que fica entre a Alemanha e a Polônia. É muito comum nessa raça os cachorros mudar de cor quando ficam adultos.

​Bastante ativo e facilmente sociável, o Spitz Alemão é um animal que pode servir de maneira eficiente como cão de guarda e, embora seu pequeno porte não seja capaz de defender as mais diversas ameaça, seus latidos altos podem ajudar bastante a prevenir situações de perigo, alertando seus proprietários sobre quaisquer suspeitas que possa ter em relação à pessoas desconhecidas.
O Spitz Alemão é um cachorro muito esperto, curioso e bastante atento. Além disso, ele é um pet que demonstra desconfiança. Isso significa que ele vai ficar longe de pessoas desconhecidas até entender bem como elas são e ter certeza que não são uma ameaça para si ou para seus humanos. Apesar disso, são muito dóceis com toda sua família. Quando acreditam que alguma coisa está errada, ficam desconfiados e costumam latir com frequência quando se sentem ameaçados. Ele não gosta de ser comandado e pode ser bastante teimoso, resistindo a qualquer ordem. Devido a isso, educar esse cachorro é particularmente difícil e exige muito tempo e paciência. Apesar disso, ensinar truques e comandos é possível justamente por ser um cachorro curioso e, principalmente, brincalhão, disposto a jogos e brincadeiras.
O Spitz Alemão é um cachorro muito dócil e companheiro, que se dá bem com seus tutores e gosta de brincar. No entanto, ele pode ser desconfiado com relação a visitas e pessoas de fora. Não costuma interagir com elas e late muito na presença de estranhos. Apesar de serem extrovertidos, também podem se mostrar ariscos e precisam de tempo para se adaptar às pessoas principalmente se não forem acostumados com esse tipo de rotina ainda quando filhotes. É preciso trabalhar a socialização do Spitz para que ele se mostre mais equilibrado com aqueles que não conhece.

Cães da realeza e sua popularização

 

A rainha Vitória, da Inglaterra, era apaixonada por esses pequenos cães com juba pomposa. A raça acabou se popularizando por toda a Europa devido ao fato de a majestade não ser apenas tutora de vários Pomerânias, mas também ser uma das principais expositoras da raça.

Fora da Europa, o Pomerânia começou a ganhar popularidade em 1892, quando o primeiro cão da raça foi registrado no livro American Kennel Club (AKC), considerado um dos maiores clubes de registro genealógico de cães de raça pura do mundo, e o maior e mais antigo dos Estados Unidos. Ainda assim, o reconhecimento, de fato, veio somente em 1.900. A partir de então, a raça passou a participar de concursos e exposições até chegarmos nos dias de hoje, com esses adoráveis cãezinhos liderando o ranking de mais registrados no Brasil.

♥ Tutores Ilustres 

bottom of page